Praxis Politica, Oeiras e outros assuntos

segunda-feira, abril 24, 2006

Igualmente interessante in http://tugir.blogspot.com/

Ir mais além


Sem oposição em Portugal, as duras questões formuladas ao Governo, ao fim de um ano de governação, surgiram, na passada semana, por três relatórios, de outras tantas instituições, nada abonatórios para o país e para o futuro dos nacionais. Vê-se ou não luz ao fundo do túnel, depois de meia década a penar?
Uns prevêem a continuação e a possibilidade de aprofundamento da crise. Outros diminuem o toque de alarme. A situação não é a melhor, mas já esteve pior.
O Governo já assumiu políticas que agradam pouco aos interesses instalados, durante o primeiro ano, e terão os seus frutos a médio prazo. Porém, o Governo tem de ir mais além. Não basta equilibrar a situação, importa preparar o país, independentemente das conjecturas que se esboçam.
O caminho assumido no campo da Ciência e Tecnologia é um dos bons e importantes passos dados pelo Governo. Mas um dos passos fundamentais, tem de ser dado no interior do Estado, na modificação da estrutura. Aqui a mudança precisa de ser maior, muito maior do que aquela que já foi assumida.